saúde

Ministério da Saúde abre 12 vagas para o Mais Médicos na região

da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

O Ministério da Saúde lançou ontem um novo edital do Programa Mais Médicos, que abre oportunidade para aproximadamente 790 municípios com altos índices de vulnerabilidade. O edital prioriza participação de profissionais formados e habilitados com cadastro no Brasil. As inscrições para as vagas começam a partir do dia 27 de maio.  

Ebserh convoca médicos radiologistas aprovados em concurso para o Husm

São oferecidas cerca de 2 mil vagas para os profissionais atenderem às populações dessas áreas com mais dificuldades de acesso e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são 70 vagas para o Rio Grande do Sul, sendo 12 delas para cidades da Região Central (confira abaixo). Os médicos devem atuar na Atenção Primária a partir de junho.

Os médicos com registro profissional brasileiro devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site. Caso haja vagas remanescentes, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no Exterior. No mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais

irão acessar o sistema para renovar ou aderir às vagas. Depois dessa etapa, deverão fazer a confirmação. Nesse momento terão conhecimento do número de vagas destinadas aos municípios que vão receber os profissionais do Mais Médicos.

Médicos são condenados por erro em cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria

Outra novidade prevista no edital é que toda a documentação dos médicos deverá ser enviada ao Ministério da Saúde, pela internet, já no ato de inscrição. Essa mudança garante que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, o que contribuirá para otimizar tempo e recurso. É o segundo edital lançado pelo Ministério da Saúde desde a saída de Cuba do programa, anunciada em novembro de 2018.

NA REGIÃO

  • Formigueiro - 2  
  • Itaara - 2
  • Itacurubi - 1
  • Jari - 1
  • Restinga Sêca - 1
  • Santa Margarida do Sul - 1
  • Santiago - 1
  • São Pedro do Sul - 1
  • São Sepé - 1
  • Tupanciretã - 1  

EM SANTA MARIA
Na cidade, ainda há uma vaga a ser preenchida. Isso porque, dos três médicos que assumiram as vagas (entre novembro e dezembro de 2018), um deixou o cargo em fevereiro deste ano após ter sido aprovado para residência médica. Segundo a prefeitura, o preenchimento da vaga depende da abertura de um novo edital do Ministério da Saúde. 

Em 2018, Santa Maria teve 18 vagas ocupadas no Mais Médicos. Atualmente, a cidade conta com 12 profissionais no programa. Quatro pediram desligamento em fevereiro de 2019 para cursar residência, enquanto outros dois foram desligados pelo Ministério da Saúde por ter acabado o período do programa, que é de três anos por profissional.

*Com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Etapa do Mais Médicos abre 12 vagas na Região Central do Estado Anterior

Etapa do Mais Médicos abre 12 vagas na Região Central do Estado

Ebserh convoca médicos radiologistas aprovados em concurso para o Husm Próximo

Ebserh convoca médicos radiologistas aprovados em concurso para o Husm

Saúde